sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O Chamado do Cuco, De Robert Galbraith







Título: O Chamado do Cuco
Título Original: The Cuckoo's Calling
Autor(a): Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Editora: Rocco
Páginas: 447
Onde Encontrar: Livraria Saraiva - Livraria Cultura
Avaliação:



O primeiro livro de Robert Galbraith também marca o início das tramas investigativas do detetive Cormoran Strike. Nesse primeiro volume uma famosa modelo é encontrada morta após ter caído de uma sacada. A polícia chega à conclusão de que foi suicídio, o que não deixa o irmão da vítima nada satisfeito. Ele então contrata Strike para investigar o caso.

Cormoran já esteve no exército, tendo inclusive perdido metade da perna direita quando um caminhão em que ele estava a serviço passou por minas terrestres (ele usa uma prótese logo abaixo do joelho).  Ao receber o caso três meses depois da morte da famosa modelo Lula Landry, Strike está passando por muitas dificuldades pessoais. O seu relacionamento problemático que durou 16 anos aparentemente chegara ao fim, e a sua situação financeira não está nada boa. Está dormindo no escritório desde a separação e não tem condições de pagar sequer uma secretária. Pouco antes de receber a tarefa ele contrata Robin Ellacot, uma secretária temporária de uma agência. Robin não demora muito a demonstrar ser bastante importante para o detetive, tornando-se uma espécie de “assistente” dele.

Strike não faz nada o tipo de personagem principal que costumamos conhecer. Ele não parece tão inteligente quanto outros detetives (pelo menos a primeira vista) e também não faz o tipo atraente (alto, largo e peludo, “com porte de pugilista e cabelo de pentelho, tendo a aparência de um urso pardo”). Logo, o que nos chama tanto a atenção nesse livro?

Quando foi lançado, em 2013, O Chamado do Cuco obteve boas críticas, mas suas vendas não foram tão boas assim. Apenas 1500 cópias foram vendidas desde seu lançamento, em abril de 2013 até julho do mesmo ano, que foi quando a autoria do livro foi revelada. Robert Galbraith é, na verdade, um pseudônimo de J.K. Rowling, autora de Harry Potter.

Rowling disse depois em entrevista que preferia ter continuado no anonimato por mais algum tempo, afinal “tem sido uma experiência libertadora! Tem sido maravilhoso publicar sem publicidade ou expectativas e puro prazer receber opiniões de editores e leitores por baixo de um nome diferente”.

O Chamado do Cuco é um livro extremamente envolvente por ser inesperado, inovador, atual. Strike tem uma espontaneidade e uma originalidade inigualáveis, e sua improvável assistente traz beleza à trama, além de ser muito sagaz a observadora. É daquele tipo de livro em que você não sossega em quanto não termina de ler, descobrindo todos os segredos ocultos da trama. O livro é da editora Rocco, tem 447 páginas e foi lançado em 2013. É o primeiro livro de Robert Galbraith e inicia a saga investigativa de Cormoran Strike.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Blankpagers | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top