quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Alan Rickman #Always




"Alan Rickman é sem dúvida um dos grandes atores com quem terei trabalhado. Ele é também uma das pessoas mais leais e solidárias que conheci na indústria do cinema. Ele foi tão encorajador comigo, seja no set, seja nos meus anos pós-Potter. Tenho quase certeza que ele foi assistir tudo que fiz nos palcos de Londres e Nova York. Ele não tinha que fazer isso. Conheço outras pessoas que foram amigas dele por mais tempo que eu e todas dizem "se você ligar para o Alan, não importa onde ele está ou o quão ocupado está com seu trabalho, ele irá ligar de volta em um dia".
As pessoas criam percepções de atores baseadas em papéis que eles interpretaram, então pode surpreender alguns descobrir que ao contrário de alguns sérios (ou simplesmente assustadores) personagens, Alan era extremamente gentil, generoso, auto-depreciativo e engraçado. E algumas coisas, obviamente, ficavam muito engraçadas quando ditas por seu tom característico.
Ele foi um dos primeiros adultos em Harry Potter a me tratar não apenas como criança, mas como um par. Trabalhar com ele em uma idade de formação foi incrivelmente importante e vou carregar lições que me ensinou para o resto de minha vida e carreira. Sets de filmes e palcos teatrais estão todos pobres com a perda deste grande ator e homem." - Daniel Radcliffe


Eu nunca simpatizei com Snape. Sonserina nem de longe era a minha casa, e eu nem queria que fosse. Quando era criança e assistia aos filmes eu via aquele professor e tinha certeza absoluta que ele era ruim. Na Pedra Filosofal eu estava certa de que ele era o vilão. Ao crescer e começar a ler os livros eu ainda não ia com a cara dele de forma nenhuma. Uma amiga me emprestava os livros e quando ela foi me entregar Relíquias da Morte eu me lembro de um aviso que ela me deu. Ela sabia que eu odiava Snape e idolatrava Dumbledore, e ela me disse que ao terminar de ler aquele livro as minhas ideias sobres os dois seriam exatamente contrárias. Eu disse a ela que aquilo era impossível, e realmente foi. Eu entendo todo o ódio direcionado à Dumbledore, principalmente pelo argumento de ter criado Harry como “um porco para o abate”, mas eu não deixo de apoiá-lo. E eu também vejo o sacrifício de Snape, reconheço seu lado bom, mas também vejo o quanto ele era egoísta e orgulhoso e isso me impede de desfazer a antipatia inicial.

Diferente dos meus sentimentos para com a personagem, o ator sempre me encantou. A primeira vez que eu tive a oportunidade de ver fotos de Alan Rickman fora dos trajes usuais nos filmes ele já me chamou atenção. Ele era exatamente o contrário do Snape. 

Hoje eu recebi a notícia quando estava no trabalho, e inicialmente não acreditei. Só depois de ver as postagens repetindo-se no feed do Facebook é que a ficha foi caindo aos poucos, e quando dei por mim estava com os olhos cheios de lágrimas. Inconscientemente eu chorei por Alan. Conversei com alguns amigos sobre o assunto e consegui aceitar a situação um pouco melhor. Mas ainda não tinha entendido o significado das lágrimas, até agora pouco.

Ao final da vida de Snape eu não me emocionei. Eu não senti pena dele, muito menos derramei lágrima alguma. Eu nunca simpatizei com ele. Entretanto, apesar de todos os defeitos, Snape era uma das personagens mais reais de toda trama. Fraco, insistente, apaixonado. E apesar de eu não simpatizar com Severo Snape, Alan Rickman o fez participar da minha vida desde a infância, e eu cresci acostumada a odiá-lo, mas acostumada com a presença dele. Saber da morte de Alan me fez perceber que eu não teria mais a presença de Snape, nem que fosse para nutrir por ele uma forte antipatia.

Alan era um ator plural e com certeza vai fazer falta para a arte e para a família. Levantemos nossas varinhas em sua homenagem. Mesmo depois de muito tempo, para sempre.




"Ele acolheu a morte como uma velha amiga, e a acompanhou de bom grado. E, como iguais, partiram desta. "

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Blankpagers | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top