segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Morte Súbita, de J.K.Rowling




Título: Morte Súbita
Título Original: The Casual Vacancy
Autor(a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 512
Onde Encontrar: Livraria Saraiva - Livraria Cultura
Avaliação:






O livro de J.K. Rowling lançado em 2012 foi um sucesso de vendas, tendo batido recordes até na pré-venda. Eu tive a oportunidade de lê-lo já há algum tempo, mas agora recentemente ele voltou a me chamar atenção. Na última semana eu vi em uma página no Facebook dedicada à J.K. diversas pessoas dizendo que não gostaram nem um pouco de Morte Súbita, que ele nem parecia ter sido escrito por Rowling. E esses comentários influenciaram na minha decisão de escrever essa resenha tardia.

Morte Súbita é um romance adulto que foi definido pela autora como “uma grande história sobre uma cidade pequena”. A trama se passa em Pagford e conta com um personagem principal ausente. A morte súbita de Barry Fairbrother é o primeiro acontecimento no livro, e a partir dele vamos conhecendo os habitantes de toda a cidade. Conhecendo os adolescentes problemáticos, vendo as traições de casais, presenciando o movimento natural da vida humana. Percebemos também os malefícios que a internet pode trazer para a vida em sociedade. Podemos muitas vezes sentir que aquela história parece do nosso bairro, que aquilo poderia ter acontecido a um vizinho nosso. E é nisso que eu vejo a beleza maior desse livro.

Se você for ler Morte Súbita esperando encontrar aventuras e a ficção presente/indispensável em Harry Potter, então você terá a mesma opinião das pessoas que comentaram a publicação que eu vi no Facebook. Você não reconhecerá a J.K. de Harry Potter à não ser que perceba o quanto deve ter sido difícil construir uma cidade inteira, com todas as suas famílias, os seus passados e seus respectivos problemas. Para conseguir construir isso tudo ela com certeza teve ajuda da magia.

Quando for ler esse livro lembre-se de que se trata de um romance adulto, de que ele trata da vida de pessoas comuns, assim como você e eu. E, principalmente, lembre-se de esquecer de Harry Potter. A única semelhança entre Morte Súbita e qualquer um dos volumes de Harry Potter que podemos encontrar é ter sido escrito pela mesma pessoa, que merece aplausos pela construção das duas obras.

“Morte Súbita” é da Editora Nova Fronteira, tem 501 páginas e foi lançado em 2012. É o primeiro livro de J.K. Rowling depois de Harry Potter.

2 comentários:

  1. Já li duas vezes. Sem palavras para a escrita maravilhosa dessa mulher, as descrições que parece que você está vendo o personagem na sua frente (ou parece demais alguém que você conhece). É real, sensível, tocante, envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rowling tem esse poder de entender o leitor e falar diretamente com ele. Em diversas vezes, me vejo participando, sentindo e vivendo pela personagem. Chega a ser assustador! É um talento admirável.
      Obrigada por visitar o blog e por comentar minha resenha. :)

      Excluir

Copyright © 2015 Blankpagers | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top