"Tudo aquilo que me foi dado encontrar na história do podre Werther, eu ajuntei com diligência e agora deposito à vossa frente, sabendo que havereis de me agradecer por isso. Não podereis negar vossa admiração e vosso amor ao seu espírito e ao seu caráter, nem esconder vossas lágrimas ao seu destino.E tu, boa alma, que sentes o Ímpeto da mesma forma que ele o sentiu, busca consolo em seu sofrimento e deixa que o livreto seja teu amigo se, por fado ou culpa própria, não puderes achar outro mais próximo do que ele."
Escrito e publicado em 1774, por Johann Wolfgang Goethe, Os Sofrimentos do jovem Werther é a primeira obra de sucesso para o autor e marca o início a prosa moderna na Alemanha. Trata-se de um romance descrito através de cartas, enviadas de Werther para Guilherme, que faz o papel de leitor e Goethe criou o editor-personagem, que intervém na narrativa através de notas no rodapé e ao final do livro para concluir o romance.
O livro contém muito da autobiografia do autor. Ainda que Goethe tenha mudado o nome dos lugares e personagens e acrescentado algumas partes fictícias, como o final, há muitas relações com a vida pessoal dele, já que realmente estava apaixonado por Charlotte Buff (Carlota), mulher do seu amigo Joahnn Kestner, tendo que mudar de cidade após o escândalo (para aquela época).
"E no entanto, é um impulso natural da humanidade o querer tocar o que nos fere os sofrimentos..."
O personagem principal do romance é Werther, que escreve as cartas com muito de seus sentimentos em cada palavra, descrevendo a natureza de uma forma belíssima. Os momentos de felicidade iniciais, quando o jovem chega à cidade e conhece algumas pessoas, logo se dão por acabados quando se apaixona por Carlota. Os dois, porém, não podem consumar a paixão porque Carlota já está prometida a outro: Alberto. Que será muito importante (principalmente suas pistolas ~luanegra).
É interessante saber que esta obra foi ‘proibida’ na Alemanha por vários anos por conta das ondas de suicídios. Talvez pelo fato da morte ser a única saída para aquela dor dos jovens com amores mal sucedidos, exemplo que é encontrado no livro.
Goethe era muito interessado em culturas, por isso não deixou de observar a do Brasil. Na biblioteca dele havia 17 livros com abordagens voltadas para esses assuntos e ainda mais registros na biblioteca pública. Na literatura, Goethe influenciou grandes autores brasileiros como Machado de Assis e Guimarães Rosa.
Depois de todo o sucesso de Werther, Friedrich Nicolai, escritor berlinense, escreveu As Alegrias Do Jovem Werther, uma paródia satírica da obra de Goethe. Ao final do livro, Werther se casa com Carlota e tem um filho! Olha, que fofo.
Johann Wolfgang Von Goethe |
Goethe é, até hoje, considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.
0 comentários:
Postar um comentário