sábado, 16 de maio de 2015

Os Sofrimentos Do Jovem Werther, de J. W. Goethe



"Tudo aquilo que me foi dado encontrar na história do podre Werther, eu ajuntei com diligência e agora deposito à vossa frente, sabendo que havereis de me agradecer por isso. Não podereis negar vossa admiração e vosso amor ao seu espírito e ao seu caráter, nem esconder vossas lágrimas ao seu destino.
E tu, boa alma, que sentes o Ímpeto da mesma forma que ele o sentiu, busca consolo em seu sofrimento e deixa que o livreto seja teu amigo se, por fado ou culpa própria, não puderes achar outro mais próximo do que ele."

Escrito e publicado em 1774, por Johann Wolfgang Goethe, Os Sofrimentos do jovem Werther é a primeira obra de sucesso para o autor e marca o início a prosa moderna na Alemanha. Trata-se de um romance descrito através de cartas, enviadas de Werther para Guilherme, que faz o papel de leitor e Goethe criou o editor-personagem, que intervém na narrativa através de notas no rodapé e ao final do livro para concluir o romance.

O livro contém muito da autobiografia do autor. Ainda que Goethe tenha mudado o nome dos lugares e personagens e acrescentado algumas partes fictícias, como o final, há muitas relações com a vida pessoal dele, já que realmente estava apaixonado por Charlotte Buff (Carlota), mulher do seu amigo Joahnn Kestner, tendo que mudar de cidade após o escândalo (para aquela época).

"E no entanto, é um impulso natural da humanidade o querer tocar o que nos fere os sofrimentos..."

O personagem principal do romance é Werther, que escreve as cartas com muito de seus sentimentos em cada palavra, descrevendo a natureza de uma forma belíssima. Os momentos de felicidade iniciais, quando o jovem chega à cidade e conhece algumas pessoas, logo se dão por acabados quando se apaixona por Carlota. Os dois, porém, não podem consumar a paixão porque Carlota já está prometida a outro: Alberto. Que será muito importante (principalmente suas pistolas ~luanegra).
É interessante saber que esta obra foi ‘proibida’ na Alemanha por vários anos por conta das ondas de suicídios. Talvez pelo fato da morte ser a única saída para aquela dor dos jovens com amores mal sucedidos, exemplo que é encontrado no livro.

Goethe era muito interessado em culturas, por isso não deixou de observar a do Brasil. Na biblioteca dele havia 17 livros com abordagens voltadas para esses assuntos e ainda mais registros na biblioteca pública. Na literatura, Goethe influenciou grandes autores brasileiros como Machado de Assis e Guimarães Rosa.
Depois de todo o sucesso de Werther, Friedrich Nicolai, escritor berlinense, escreveu As Alegrias Do Jovem Werther, uma paródia satírica da obra de Goethe. Ao final do livro, Werther se casa com Carlota e tem um filho! Olha, que fofo.

Johann Wolfgang Von Goethe
Conheci esta obra graças a um amigo e sou muito grato a ele. (Obrigado Lucas :D). Fico feliz por ter lido um livro de grande importância quando eu ainda não me interessava muito pela literatura. Goethe, quer dizer, Werther me conduziu por caminhos totalmente desconhecidos por mim. A decepção de um amor não correspondido, que o levou a fazer o que fez (sem spoiler ^^ ). Mesmo adorando esse livro, algumas cartas me parecerem excessivamente excessivas, talvez porque um amor não correspondido não seja um grande motivo de tristeza hoje em dia, afinal, quem nunca sofreu por isso? Werther, com certeza, é um dos meus livros prediletos e recomendo a todos que desejam uma leitura esplêndida.
Goethe é, até hoje, considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2015 Blankpagers | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top