segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris


Para os fãs de livros uma adaptação das obras para o cinema sempre é empolgante, pelo menos à primeira vista. Muitos leitores correm às salas de cinema para ver suas personagens preferidas na telona. Mas se existe um suspense que faz exatamente o contrário, move as pessoas dos cinemas para os livros, esse deve chamar-se “O Silêncio dos Inocentes”.

O livro, escrito por Thomas Harris e lançado em 1988, foge um pouco dos padrões convencionais das conhecidas tramas investigativas. Ao invés de acompanhar um detetive ou um policial, acompanhamos Clarice Starling, formada em psicologia e criminologia, que ainda está na Academia estudando para ser uma Agente Especial do FBI. Num certo dia seu treinamento é interrompido e ela é chamada para a sala de Jack Crawford, chefe da seção de Ciência do Comportamento (que trata de assassinos em série). Crawford a coloca numa missão aparentemente simples. Ela deve entrevistar o Dr. Hannibal Lecter, internado no manicômio. Ela deve apenas conversar com ele, fazê-lo responder à um questionário padrão de avaliação de serial killers e fazer um relatório sobre isso. Simples, não é? Exceto pelo fato de Will Graham (o Agente Especial que esteve em contato com o Dr. Lecter antes de Clarice) ter estado entre a vida e a morte – por duas vezes.
Ao chegar no manicômio o Dr. Lecter demonstra interesse no caso de um assassino em série que esfola mulheres, conhecido até o momento apenas como Buffalo Bill. Ele parece “simpatizar” com Clarice, pelo menos à seu modo, e tenta ajudá-la a entender a mente do assassino. O livro decorre sem pressa, de modo à descobrirmos junto com Clarice um pouco mais sobre Buffalo Bill ao longo da trama um pouco mais à cada página. O ápice começa a desenrolar-se no momento em que Catherine Martin, filha de uma senadora, é sequestrada de forma semelhantes às vítimas anteriores de Bill. Conhecendo a forma de agir do assassino todos sabemos que Catherine tem pouco tempo de vida, e as informações que o Dr. Lecter tem sobre Bill podem ser a única chance de salvar-lhe a vida.

O livro é a sequência de “Dragão Vermelho”, no qual conhecemos o Dr. Lecter e podemos começar a compreender o quanto a mente dele funciona diferente da maioria das pessoas. Quando Clarice o conhece nós já sabemos que ele é um médico renomado, amante da boa música e de uma culinária refinada, bastante inteligente, polido... e canibal! Nada que nos impeça de apreciar a ótima construção dessa figura enigmática e fantástica que Harris nos proporciona.

Levado de forma gradual, vamos descobrindo junto com Clarice, tendo interesse no passado dela junto com Lecter e ansiando descobrir mais sobre Bufalo Bill junto com Catherine. Apesar de não ser atual (como eu disse anteriormente, o livro foi lançado em 1988) Thomas Harris deu à trama um tom que dificilmente pode ser considerado ultrapassado, e utiliza uma linguagem não muito comum, mas que nos permite entender tudo no seu devido tempo.
Na minha opinião, a ênfase do livro é a relação entre Clarice e Hannibal, que veio a ser explorada mais ainda em seu sucessor, “Hannibal” de 1999. As 389 páginas vão proporcionar uma leitura deliciosa que vai te deixar chocado, entusiasmado e ao fim, com vontade de ler mais e conhecer todos os segredos de Hannibal Lecter. Recomendo!

Um comentário:

Copyright © 2015 Blankpagers | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top