E ai galera, seguindo com o Projeto #♥LerNoCeará essa semana vamos apresentar dois autores bem diferentes, mas com uma grande criatividade e ótimas histórias. Alexandre de Almeida é estudante de jornalismo e autor de Magos da Música, livro que une duas grandes paixões do autor: a literatura e a música. Já Stélio Torquato Lima, professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará (UFC) escreveu diversos cordeis, entre eles Shakespeare Nas Rimas do Cordel, livro que transporta grandes textos da obra de Shakespeare para os versos de cordel, num trabalho cultural rico e maravilhoso.
Alexandre de Almeida
Um garoto sonhador que descobriu o mundo da literatura com mais afinco durante o ensino médio, Alexandre de Almeida nasceu em 1996, em Pentecoste, Ceará, mas mora em Fortaleza, é estudante de Jornalismo e Língua Espanhola e um bibliófilo assíduo. Sempre apaixonado pela música e resolvendo uni-la à sua nova paixão, a literatura, decidiu escrever Magos da Música, seu primeiro livro. Fragmedos é sua segunda obra, um desafio que impôs a si mesmo e que conseguiu cumprir em menos de um ano. Criativo e dono de uma imaginação fértilmente cativante, Alexandre sempre foi muito prestativo e gosta de se manter o mais organizado possível. Membro da ACeJE – Academia Cearense de Jovens Escritores, músico e blogueiro.
Stélio Torquato Lima
Stélio Torquato Lima nasceu em Fortaleza, em 8 de outubro de 1966. É doutor em letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também coordena o Grupo de Estudos Literatura Popular (GELP). Em cordel, publicou a versão de 15 obras da literatura universal e também uma do romance Iracema, de José de Alencar. O cordel Lógikka, a Bruxinha Verde, de sua autoria, foi selecionado no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré, organizado pelo Ministério da Cultura. Em 2011, seu cordel O Pastorzinho de Nuvens foi premiado em primeiro lugar pelo PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
0 comentários:
Postar um comentário